sábado, 15 de junho de 2013

Lado a lado...

Não devemos tomar para nós a responsabilidade do outro, mesmo que o outro seja um filho querido.
A cada um é dado o seu próprio fardo e cabe a cada carrega-lo pela caminhada que é a vida. Encontrei uma amiga querida no ônibus outro dia, conversamos sobre diversos assuntos, mas percebi que ela estava triste. Perguntei o que estava acontecendo, ela falou que sua filha de 16 anos estava grávida e que ela se sentia culpada pelo que aconteceu. Pois segundo ela, ao passar muito tempo fora trabalhando, deu oportunidade para ela transar e engravidar assim precocemente.
Falei para minha amiga que esta culpa não pertencia a ela. Pois, por mais que amemos nossos filhos e que queiramos protege-los, chega uma hora que eles crescem, fazem suas próprias escolhas e com elas as responsabilidades.
Não será fácil, podemos e devemos estar presente auxiliando no que pudermos, mas não devemos tomar para nós a culpa dos erros de nossos filhos.
Eu engravidei jovem demais, mas a responsabilidade é inteiramente minha. Mesmo que minha mãe tivesse ficado em casa o tempo todo, eu teria dado um jeitinho de sair, porque era a escolha que eu tinha feito.
Escolhi viver e a vida sempre cobra um preço, por isto ela é tão preciosa.
Podemos caminhar lado a lado, amparando quando necessário. Mas, não podemos caminhar no lugar deles.

Conversa de Passarinho
        15 de Junho de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário