quarta-feira, 3 de maio de 2017

INVEJA AMIGA...




INVEJA AMIGA...

A inveja é o maior atestado de incompetência que você poder dar para alguém, eu já falei disto em outra postagem, mas não custa nada repetir! Afinal, o que não falta é gente invejosa por todos os lados.
E não se enganem! Ela se esconde em todos os lugares, em todas as relações, seja na familiar, profissional e até nas amizades e relacionamentos mais íntimos como o  companheiro ou companheira.
Quando você menos espera, ela se apresenta, de mansinho, como quem não quer nada, com o que dizem ser apenas uma “crítica construtiva”, mas que ao analisar melhor você percebe claramente que aquela pessoa está “delicadamente” tentando minar sua autoestima, sua confiança em si própria e até mesmo a sua fé.
No curso que estou ministrando sobre relacionamentos, o que mais friso é: “NÃO CONTEM COISAS DA SUA VIDA PARA NINGUÉM. NÃO ESPALHEM SUA FELICIDADE OU INFELICIDADE NO AMBIENTE VIRTUAL OU DE TRABALHO. SE PRECISAR REALMENTE DESABAFAR, PROCURE UM AMIGO DE VERDADE. (E ATÉ ISTO É DIFÍCIL DE TER HOJE EM DIA, porque as relações estão cada vez mais superficiais e perigosas)”.
Eu conto nos dedos de uma única mão os amigos de verdade que possuo e que posso contar e mesmo assim, nem tudo conto para eles. Porque há coisas que são só nossas e devem permanecer assim.
Se você espalha que está feliz e bem e que as coisas estão dando certo para você agora, vai chover de gente mesquinha querendo diminuir a sua felicidade arranjando defeitos e possíveis contra tempo para tentar te fazer acreditar que você não é digno daquilo, ou que não está certo viver desta ou daquela forma. O que esta pessoa está realmente querendo dizer quando tenta te derrubar com críticas é que ela não é capaz de fazer o que você faz pra ser feliz como você é feliz nesse momento.
O erro não está em você ou nas suas atitudes, mas na incompetência da tua “amiga” que não aguenta de tanta inveja, então ela precisa destilar essa frustação de alguma forma em você, para quem sabe, te ver na mesma que ela ou pior.
Isto não deixa de ser um sentimento doentio e triste para quem o nutre. SIM, falei NUTRE, porque a inveja é um sentimento que é nutrido pela pessoa que o sente. Essa energia toda que o invejoso tem para sair por aí falando mal e dando opinião onde não é pedida, pode muito bem ser direcionada para construir uma realidade diferente da qual ele não está feliz.
Passei recentemente por uma situação constrangedora em que tudo que eu postava no Facebook, uma determinada “amiga” vinha e fazia comentários agressivos e às vezes até vulgares, insinuando que eu estava colocando indiretas para ela. Dois grandes detalhes devem ser observados nesta questão: O PRIMEIRO – Eu sou ESCOPIANA, nordestina e sangue quente, ou seja, quando eu quero dizer umas verdades, vou direto pra pessoa e falo. O SEGUNDO DETALHE – Eu só lembrava que essa pessoa existia quando ela entrava no meu Facebook com as críticas infundadas dela.
O primeiro comentário ela fez numa madrugada e de manhã quando acessei a rede eu mal podia acreditar que “aquela pessoa “tão educada”” tinha se rebaixado a esse nível de ignorância e burrice. Então, como ser humano, obviamente eu tive vontade de entrar no privado e rebaixar geral, expondo pra ela os defeitos que ela tinha e que por educação eu nunca tinha dito. Então, respirei fundo e racionalizei! Vi que havia outras maneiras de atingi-la sem ferir o quanto merecia, mas colocando-a em seu devido lugar, ou seja, longe da minha vida! Respondi o comentário agressivo primeiro com um “Bom dia”, depois pedi desculpas se de alguma forma a havia atingido com a minha postagem, pois esta nunca foi a minha real intenção, visto que nem lembrava que a tinha no meu Facebook, logo, não poderia mandar indireta para alguém que nem lembro. Fiz aquele textão longo e no maior requinte de educação que um ser pode suportar e assim, não só desarmei a invejosa, como a tirei do meu pé de uma vez por todas.
A educação e a gentileza derrubam qualquer imbecil ignorante, acreditem!
Outro conselho que dou para meus alunos é (NUNCA DÊ SUA OPINIÃO SE NÃO FOR SOLICITADA). Não importa o que esteja pensando a respeito, se não tiver nada de bom a acrescentar, presentei a pessoa com o seu SILÊNCIO. Isso é mais que suficiente pra fazer do mundo um lugar bem melhor.
E pra finalizar esta crônica, deixo a mensagem que recebi no grupo de estudos que participo:
“Ninguém precisa apagar a luz do vizinho para ILUMINAR a própria casa.” (Chico Xavier).

Abraços fraternos,
Luciene Linhares

03 de Maio de 2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário