segunda-feira, 21 de julho de 2014

Decepção ou surpresas? Só depende de você!





Decepção ou surpresas? ...
Só depende de você!

Até bem poucos dias eu não sabia que ele sequer existia...
Mas, numa noite fria em que por acaso (que é o jeitinho que Deus dá de por as coisas no lugar) eu me atrasei nos benditos serviços domésticos e entrei pela noite com a lavagem de roupa, então quando fui estender as roupas que havia esquecido na máquina ouvi seu choro desesperado na rua.
Larguei tudo que estava fazendo e gritei para que minha filha trouxesse as chaves do portão para que eu pudesse ver o que estava acontecendo, quando abri o portão vi o Tutu (batizado assim pela minha caçula, na verdade é a abreviação de Arthur) miando desesperado de portão em portão. Parecia implorar para que o ajudassem, para que o tirassem dali. Os carros passavam em alta velocidade logo após a calçada e a cada carro ele corria e se escondia na primeira pedra ou batente que encontrava pelo caminho.
Ele estava tão assustado que não aceitava a minha ajuda, tentei me aproximar por diversas vezes, mas quando chegava mais perto, ele corria. Não tiro suas razões para temer a mão que queria ajuda-lo, afinal, antes da minha mão, outras apareceram e com certeza não foi para ajudar.
A equipe de resgate se revezou na tocaia do gatinho assustado, minhas filhas trouxeram comida e a caixinha de transporte e depois de muito pega, mas não pega, conseguimos pegá-lo!
No outro dia ele já parecia outro gato, dócil, brincalhão e extremamente carinhoso. O gato tem demonstrado muito mais caráter do que muitas pessoas que eu tive o desprazer de conhecer. Isto me fez repensar muito a respeito do que as pessoas esperam dos relacionamentos, mesmo quando o relacionamento é de amizade com um animal.
Tenho observado tristemente o preconceito que as pessoas nutrem para com os gatos, falam que os gatos são traidores, frios, insensíveis e interesseiros. Dizem que preferem os cachorros porque tomam conta da casa, são obedientes e amorosos. E eu me pergunto, afinal, quem é mesmo interesseiro?
Não aprendemos a amar por amar, mas nos condicionamos a doar esperando o respectivo retorno do que foi investido. Nos envolvemos em relacionamentos extremamente frustrantes porque esperamos receber aquilo que doamos, mas o ser humano não tem manual de instrução e muito menos altruísmo para ceder aos caprichos daqueles que os escolhem por objeto de amor.
O gato talvez seja o mais parecido com o ser humano, exceto que eles (os gatos) possuem uma grandeza de espírito mais elevada do que a maior parte de nossa raça (a humana). Se um gato não gostar de você meu amigo, certamente ele demonstrará isto rapidinho e se você vacilar tentando uma aproximação, ainda pode levar de brinde uma boa arranhada num lugar estratégico.
Entenda de uma vez que falsidade e hipocrisia são características suas (dos humanos) e não dos gatos. Eles não são obrigados a saírem correndo atrás de você o tempo todo, se eles se aproximarem de você em busca de carinho, é porque realmente querem isto e não porque precisem disto. Então, aproveite!
Ao invés de ficar com inveja do bichano por ele não ter o seu complexo de carência e inferioridade, aprenda com eles a se bastar. Aprenda a amar sem esperar algo em troca, a viver a vida de forma simples, só assim seus dias terão mais surpresas boas do que decepções.
Não esperar pelo outro é a melhor forma de ter o que se quer.
Luciene Linhares
22 de Julho de 2014