sábado, 12 de julho de 2014

Vergonha de ser brasileira





Vergonha de ser brasileira

A semana inteira eu vi as pessoas falarem em vergonha...
...Vergonha de ser brasileiro porque a seleção perdeu de 7x1 para a Alemanha, e eu fico aqui me perguntando se realmente usaram a palavra correta ou é a mente deles que não está agindo de forma correta...
Críticas e ofensas são direcionadas as pessoas que não se sentiram “envergonhadas” com a derrota brasileira no campo, com a alegação de que não são patriotas e que não valorizam o país em que vivem.
Perdoem-me caros amigos se não consigo enxergar numa seleção (mesmo a brasileira, considerada até poucos dias como a favorita) como fábrica de heróis, pelo contrário, fico tentando entender mais uma vez porque a palavra “herói” foi utilizada para os jogadores!
Sei de minhas limitações no aprendizado correto quanto a nossa tão rica língua que é o português, mas esta ignorância não atingiu o meu cérebro a ponto de começar a trocar deliberadamente o sentido das mesmas para privilegiar algo que só trouxe prejuízos para o meu tão sofrido país.
Heróis são todos os brasileiros que mesmo massacrados pelo sistema, acordam todos os dias com um sorriso nos lábios e com fé de que dias melhores virão e com este sentimento saem de suas casas e mesmo com seus salários insignificantes, fazem seu serviço corretamente, professores, enfermeiros, faxineiros, cozinheiros e todos aqueles que são verdadeiros heróis, dignos de honra e glória.
E “vergonha” não deveria ser usado no contexto da derrota da seleção, não foi uma vergonha para o brasileiro perder um simples jogo.
Os alienados de plantão podem se contorcer em frente ao computador, mas foi um simples jogo, sim. Pois, as verdadeiras derrotas são travadas Brasil afora, sobre a foice exterminante da corrupção que a todos derruba sem dó e nem piedade.
No jogo de vida e morte travado nos hospitais capenga, a população sempre leva desvantagem e não perdem apenas um título chinfrim, perdem suas preciosas vidas. Mas, por isto ninguém sente vergonha, ninguém se importa... até ter um parente querido no campo de batalha.
O Brasil mostrou sua cara ao perder para a Alemanha. “Ele mostrou que nem no futebol que é a “profissão” mais bem paga” ele é digno de honra enquanto fechar os olhos para as necessidades de sua população carente.
O jogo do Brasil contra a Alemanha, mesmo sem “querer”, refletiu o que vem acontecendo tragicamente com nós brasileiros na vida dura e real.
Os jogadores que são pagos e muito bem pagos, nada fizeram para honrar os tolos brasileiros que os idolatram, assim como o poder políticos com tanto dinheiro nas mãos (nosso dinheiro) não fazem nada para ajudar a população que sofre, renegada, humilhada e entregue a sua própria sorte, se é que podemos chamar de sorte.
Sinto-me envergonhada todos os dias, quando ligo a TV para assistir ao noticiário e vejo escândalos e mais escândalos envolvendo os políticos.
Sinto-me envergonhada quando vejo o descaso com a saúde pública, que mata silenciosamente aos mais humildes sem que estes tenham a quem recorrer.
Sinto-me extremamente envergonhada ao ver este povo tão carente e necessitado ser silenciado com as “bolsas esmolas”.
Sinto-me envergonhada ao ver que a educação que é a semente da boa ventura ser enterrada nos mais fundo poço do desinteresse, afinal, para escravizar faz-se a ignorância.
Mas, em meio a tudo isto o que mais me envergonha e também entristece é ver quantos brasileiros estão alienados, verdadeiros zumbis sem noção da realidade.
E esta alienação que distorce as palavras e os sentimentos enfraquece a nossa nação a cada instante, guiando-a para um precipício de verdadeira desonra e destruição.

Luciene Linhares
12 de Julho de 2013