segunda-feira, 9 de abril de 2018

AUTOMUTILAÇÃO




AUTOMUTILAÇÃO

Como falei no texto anterior, mesmo tendo várias crises de depressão, eu nunca tive vontade causar ferimentos em meu corpo. Nunca me automutilei e não estou dizendo isso para mostrar que sou melhor ou pior do que ninguém, afinal, em casos de dores, o maior doente é o que tenta provar para o outro que a sua dor é maior do que a dele.
Cada pessoa sabe exatamente a intensidade do que sente e não precisa de ninguém para medir isso!
O quero compartilhar com vocês aqui é um fato que tem ocorrido na escola em que minhas filhas estudam e que tem me deixado triste e preocupada! Em uma das visitas que fiz a escola recentemente, eu tive a oportunidade de abordar este assunto com a coordenadora, pois tenho conhecimento de que há alguns jovens que além de estarem com depressão, estão se automutilando. Questionei se a mesma tinha conhecimento do que estava acontecendo e para minha surpresa, ela não só tinha conhecimento do que acontecia, como citou os nomes dos jovens que estavam nessa situação.
Eu fiquei paralisada com a descoberta e perguntei o que estava sendo feito para acolher estes jovens? Perguntei se os pais tinham ciência do que acontecia com seus filhos e o que a escola poderia fazer para ajudar.
Foi aí que fiquei mais triste e mais preocupada, pois a coordenadora falou que havia ligado para os pais, comunicando o que estava acontecendo e solicitando a presença deles na escola para que pudesse ter uma abordagem mais abrangente da situação e para que os jovens pudessem ter o suporte da psicóloga da escola (segundo a coordenadora, a escola não pode encaminhar um aluno para o psicólogo sem o conhecimento e autorização dos pais. Se alguém souber informar com precisão esta questão, fique a vontade para comentar e nos ajudar a ajudar).
A coordenadora também falou que alguns pais sequer haviam percebido o que estava acontecendo com seus filhos. E outros disseram que não iriam para a escola, pois era “frescura de adolescente” e que isso “era falta de Deus” e que tudo ia se resolver. Todos os pais se negaram a permitir que os jovens tivessem acompanhamento psicológico e estão vivendo como se tudo estivesse na mais perfeita ordem natural das coisas...
Eu sei que não posso fazer muito por estes jovens, gostaria de verdade de poder ajudar de alguma forma, então essa é a minha forma...
Jovens,
Não se mutilem, não se machuquem. Seja lá qual for o motivo que o faça a agir assim, lute contra! Eu sei que não é frescura ou falta de Deus, mas excesso de dor, mas você está vivo e tem um mundo a espera. Esse mundo não é fácil, mas é belo. Existirão sempre dias ruins, dias muito muito ruim e dias bons. Saiba viver cada um da melhor forma. Busque dentro de você a causa disso tudo e lute para que não te destrua. Amores vem e vão, pais são a base de tudo para alguns e um furacão destruidor para outros, se você tem pais que se enquadram na segunda opção, mais um motivo para não se deixar abater. Laços de sangue não nos obriga a amar ninguém. Devemos respeito aos nossos pais, mas se eles não o enxergam em sua plenitude e não os acolhe como deveria, erga a cabeça e siga. A sua jornada será difícil, mas a de ninguém é fácil. Lembre-se do lance das dores, cada um com a sua e segue o baile!
Pais (dos jovens que estudam na mesma escola de minhas filhas),
Filhos não são acessórios para você usar apenas para fotos das redes sociais! Filhos não são criaturas sem rumo que você alimenta, coloca na escola e medica quando necessário e por isto acha que fez a sua parte. Filhos vão muito além das responsabilidades básicas de sobrevivência. Filho é uma parte sua, a sua melhor parte! Trate-o como tal!
Pra quem vive em função do trabalho e não enxerga seu filho, saiba que presentinhos caros não fazem ninguém feliz, o celular que você tão caprichosamente comprou, serve muitas vezes para alimentar a mente infeliz do seu filho com ideias e conversas infelizes.
E pra quem é religioso e acha que os filhos depressivos só estão com “falta de Deus”, saiba que a falta de Deus está em você que vive na igreja com a cabeça cheia de frases decoradas e o coração vazio de amor e empatia.
Esta vida é semeadura, e vocês estão semeando desamor, mas a velhice trará os frutos bem adubados de tudo que vocês semeiam agora!
E só mais um aviso para estes pais em especial: Se algo acontecer com estes adolescentes, eu irei denunciar vocês por negligência e omissão!
Luciene Linhares
09 de Abril de 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário