sexta-feira, 13 de junho de 2014

Taça da copa não me compra!







Taça da copa não me compra!

“Panem et circenses [latim] que significa "pão e jogos circenses", mais popularmente citada como pão e circo. Esta foi uma política criada pelos antigos romanos, que previa o provimento de comida e diversão ao povo, com o objetivo de diminuir a insatisfação popular contra os governantes.”
Sabe, eu realmente fico impressionada como a história se repete mesmo depois de muitos anos, é incrível, para não dizer decepcionante, como o povo permanece na ignorância mesmo dispondo de inúmeros recursos de comunicação e informação.
 Esta copa que veio para o Brasil é desonra e uma afronta a todos nós brasileiros que arduamente trabalhamos para pagar os impostos, que por sinal são altíssimos e sem retorno.
 A saúde pública está em petição de miséria, a educação caminha a passos lentos e sofridos, isto sem falar na infraestrutura, que coitada, beira a era romana!
 Espírito Brasileiro... O brasileiro deve realmente ter um espírito muito forte para sobreviver a todo este descaso e ainda ter força para compactuar com a palhaçada do circo da copa.
 Quando vejo o fanatismo que beira a loucura me pergunto sinceramente, como conseguem? Como podem acreditar que o Brasil ganhou alguma coisa com toda esta palhaçada?
 Como podem gastar seus poucos recursos para comprar roupas e acessórios na cor do time brasileiro, sabendo que muitos morreram e outros morrerão nas filas dos hospitais, porque a grana que NÓS pagamos através dos impostos, foi desviada para outros fins... (entre eles a construção do circo)?
 Como podem vibrar por cada gol da seleção brasileira, sabendo que no outro dia terão que enfrentar filas horríveis para pegar um transporte público capenga?
 Como pode enlouquecer com a vitória de um jogo, sabendo que seus filhos estão numa escola precária e mal estruturada, e com isto o futuro deles também caminha na mesma situação?
 Como podem acreditar que a taça será nossa?
 Nossa?... Nossa é a conta de toda esta palhaçada! Somos nós que pagamos!
 E não pensem que sou contra o Brasil, pois jamais seria contra um país tão lindo e rico, contra o Brasil mesmo, é quem compactua com tudo isto e sorri achando que são vencedores!
 Pensem por outro ângulo, esqueçam a copa. Se você tivesse guardado uma grana muito alta, um investimento para o seu futuro e o futuro dos seus filhos. E uma pessoa pegasse este dinheiro sem o seu consentimento e com “ele” comprasse um vasinho chinfrim daqueles que do chinês e te entregasse o vasinho alegando para você que gastou todo o dinheiro neste vasinho chinfrim e que isto traria muitos recursos pra você e sua família.
 Como você se sentira?
 Mal, né? (Risos)
 Pois, é...
 É assim que eu me sinto sabendo que o dinheiro dos meus impostos pego sem a minha autorização e ainda por cima para comprar um vasinho chinfrim (a taça da copa).

 Luciene Linhares
 13 de Junho de 2014