domingo, 8 de junho de 2014

Onde está o seu tesouro?





Onde está o seu tesouro?

Há alguns anos atrás quando eu estava no curso de ciências contábeis e tinha que assistir às aulas de TGA (Teoria geral da Administração), o tempo parecia parar de tão chata que eram as aulas.
Incomodava-me bastante tudo aquilo, pois eu não via sentindo algum em estudar administração, afinal não estava nos meus planos abrir uma empresa. Mas, o tempo foi passando e para minha surpresa, descobri que eu tinha sim uma empresa.
E não era qualquer empresa, eu tinha a melhor e mais valiosa empresa do mundo, eu tinha uma família!
Casei, engravidei (não necessariamente nesta ordem... hehe) e com isto me vi dentro do que é e sempre será meu maior patrimônio, a minha família!
Morar com mamãe e papai é algo super prático, pois em geral não nos comprometemos com nada além do nosso próprio bem estar!
Até ir para a minha própria casa, eu sabia que a conta de luz existia porque meu pai sempre a pegava na caixinha de contas na hora que ia pagar, mas jamais me dei ao trabalho de sequer checar quanto era cobrado pelo serviço mensalmente.
Este é só um simples exemplo, das muitas contas e responsabilidades que veem acopladas a um lar!
As compras necessárias à sobrevivência e bem estar da família requerem um bom planejamento, para que tudo saia conforme o orçado. (Nada de comprar besteiras, as prioridades devem ser vistas e revistas sempre).
A hierarquia da casa é estabelecida e cada um segue o seu papel (traduzindo em miúdos: Filhos, obedeçam! Cachorro e gatos, vocês não são os maiorais da casa, ok?)
A divisão de tarefas é um fator primordial para que não haja sobrecarga de serviço em um dos membros da empresa família. (não pensem que a louça vai se lavar sozinha e só mais uma coisinha... Aquela idéia de fada do dente não existe nem pra dente, quanto mais pra louça suja. Então não espere a fada da louça suja aparecer para que tudo fique limpo, levante deste sofá e vá lavar a louça).
Os filhos são desafios que bem administrados proporcionam crescimento para todos da empresa (e isto não inclui crescimento financeiro, não se engane! Pelo contrário, você irar gastar muito dinheiro na evolução desta nova criatura e se tiver empenho e muito amor, terá como fruto a retribuição sentimental envolvida. Nada de ficar em casa investindo na educação da criança imaginando que quando esta crescer, irar retribuir com uma vida de luxos e se sem trabalho para você. Acorde, de preferência cedo. E vá trabalhar para garantir não só o seu sustento, mas de todos aqueles que dependem de você.).
Cabe aos pais preparar os filhos, para que estes possam assumir com responsabilidade sua própria empresa familiar no futuro.
Todos nós sabemos que o início de uma empresa é difícil e exige dedicação, caso contrário tende a ruir, o mesmo ocorre com a família. Para ser bem sucedida, toda relação exige tempo e dedicação.
Quando a ganancia entra, a paz se retira.
Dinheiro não garante o sucesso de nada, dedicação e amor sim.
O maior patrimônio que se pode ter nesta vida é a paz interior. E para isto, não há dinheiro que pague, não há fama que a conquiste. A paz é fruto das sementes que lançamos diariamente na vida.
Quando Jesus falou: “Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração." (Mateus, 6:21), Ele não estava brincando, mas nos alertando sobre o perigo de ter um falso tesouro.

Luciene Linhares
06 de Junho de 2014