sábado, 13 de agosto de 2016

Tipos de pais



Tipos de pais

Há dois anos eu fiz uma crônica para o dia dos pais no qual exaltava o valor de TODAS AS MÃES QUE SÃO PAI E MÃE. Todo este tempo passou, mas o que tenho observado é que continua cabendo as mães o papel de criação dos filhos. A sociedade continua machista e não seria o meu texto que faria ela mudar em dois anos!
PAI SALÁRIO MINIMO – aparece uma vez por mês para pagar as contas
A começar pela minha experiência como filha, meu pai sempre viajou muito e coube a minha mãe a difícil tarefa de educar três filhas. Era ela quem puxava nossas orelhas quando fazíamos algo errado, era ela que cuidava da gente quando estávamos doentes e por ela e para ela nós nos tornamos pessoas de bem, com virtudes e defeitos como todo ser humano, mas com princípios que nos fazem caminhar por esta vida sem que para isso tenhamos que ser motivo de vergonha para ela.
Minha mãe é a responsável por todas nós chegarmos à universidade (mesmo ela não tendo terminado o ensino fundamental), pois ela semeou em nossos corações a certeza de que só a educação pode fazer um ser humano vencer na vida.
Estudávamos em escolas públicas, mas nosso desempenho sempre foi bom, nossa conduta também, pois sabíamos que se fizéssemos algo de errado, ela estaria lá para cobrar o preço, e o preço dos erros não diminuem ao longo dos anos, acreditem.
Meu pai é um bom homem, dono de um senso de humor e inteligência que eu não vejo em ninguém mais. É uma daquelas pessoas que não passam despercebidas, devido sua eloquência na fala e gestos. Ele gesticula demais quando tá contando seus causos. É também um homem de bom coração, perdoa facilmente, talvez porque sempre teve a certeza de que precisava perdoar para ser perdoado (isso eu não herdei dele, vingança, chegou e aqui ficou). É uma criatura que adora fazer favor, pode pedir que ele tá lá a disposição, ele quem resolve as minhas mudanças de fechadura, torneira e móveis. É o famoso Severino faz tudo. Devo-lhe muitos favores quanto a isto.
Mas, ele não foi o pai que as propagandas pregam por aí, foi um bom provedor da manutenção da casa, honrou com seus compromissos financeiros, mas a minha mãe é e sempre será à base de nossa família. O farol que nos guiou pela vida, ela estava sempre lá para nós.
Minha mãe, assim como muitas de nós, abriu mão de seus sonhos e dela mesma para cuidar de nós, ela estava sempre lá.
Tenho profundo respeito por mães que conheço as quais os “pais” cumprem o papel de deixar a pensão no fim do mês e que mal possuem interesse de ver os filhos no final de semana. Se eles não querem ver no final de semana, que direito possuem de exigir algum afeto ou respeito dos filhos depois?
O machismo faz com que grande parte dos homens se achem “bons pais” porque pagam a droga da pensão em dia! Fala sério! Em geral a merreca mal paga os biscoitos que as crianças comem durante o mês e o cara ainda se acha o bam bam bam porque “pagou”!
Alguns são tão hipócritas e sem amor que se recusam a ficar com os filhos no final de semana, alegando que não possuem tempo ou porque não vão bancar a babá para os filhos, enquanto a ex cai na farra no final de semana. (Acreditem, existe este tipo de “pai”).
PAI TORCEDOR – é aquele que acha que filho é um jogo de futebol no qual você olha como tá o placar e se tiver perdendo você joga a culpa para o treinador (mãe)!
Este tipo de pai é um dos piores, pois ele se omite totalmente na educação dos filhos, as vezes ele até ajuda a deseducar a criança, mas quando algo dá errado ele vem com um quente e dois fervendo para a pobre da mãe, questionando-a se não estava vendo isto acontecer (muitas destas mães passam o dia no trabalho e quando chegam em casa ainda enfrentam a terceira jornada que é a de dona de casa e mãe, elas deixam seus filhos nas escolas, com parentes ou mesmo em creches para poder sobreviver, pois o dinheiro da pensão não dá pra nada e além de toda responsabilidade com os filhos elas ainda tem que lutar para manter o sustento.  
Por tantas injustiças que tenho visto ao longo de minha vida, não consigo seguir com a boiada hipócrita imposta pela sociedade endeusando um pai que só existe para aumentar as vendas fracas deste período do ano. Pra mim, as mães são as verdadeiras merecedoras de toda atenção, afeto e respeito. Porque na esmagadora ocasiões de nossas vidas, são elas que excedem os seus limites para serem pais e mães (Pães).
Aos raríssimos casos de homens que seguem o caminho inverso ao que citei por aqui, meu respeito e honra. Precisamos de mais pais de verdade e menos Pães, pois as mulheres já carregam pesos demais neste mundo insano para ter que suprir a necessidade negligenciada pelos homens.

Que o domingo seja de reflexão, e que os homens possam parar para analisar que um filho é um bem precioso, uma semente que Deus colocou na mãos de ambos na concepção e que por isto é dever de ambos, nutrir e cuidar da melhor forma possível o que foi-lhes dado.
Luciene Linhares
13 de Agosto de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário